quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Slow Fashion uma opção para a moda sustentável





Sabia que restos de tecidos jogados fora, em aterros, podem demorar 300 anos para decompor? Então por que não começar a reaproveitar o que já tem no armário? 



Por Cássia Nascimento 



Tanto se fala em reciclagem e moda sustentável, mas o que vem a cabeça do consumidor é: “onde encontrar essas opções de roupas?”. Realmente ainda está difícil, porque existem poucas fábricas de tecidos reciclados pelo país. Porém se um dos conceitos da sustentabilidade é reaproveitar, ou seja, não desperdiçar, usar e reinventar coisas novas a partir de coisas já usadas é possível que todos possam contribuir com o meio ambiente. Para isso, em vez de jogar roupas velhas fora e viver comprando novas pode-se aproveitar o que se tem no armário, criando novas caras. 

A alternativa para esse problema veio da Europa e chama-se Slow Fashion, movimento que prega a longevidade e qualidade das roupas, buscando conscientizar os consumidores de que menos pode ser mais. Para os adeptos deste conceito, a roupa não é vista como algo passageiro, com “prazo de validade”, mas sim como um objeto atemporal e duradouro. 

“As pessoas estão obcecadas pelo novo. Só sabem colocar o cartão de crédito na máquina para gastar dinheiro”, diz Kate Fletcher, consultora de moda sustentável. Segundo Kate, os preços das roupas nas lojas populares da Grã-Bretanha caíram 25% nos últimos dez anos. Nunca antes foi possível comprar tanto, tão barato.

Além de pregar um equilíbrio maior no consumo, o Slow Fashion defende marcas éticas e propõe algumas mudanças de hábito, como ir às compras em brechós, trocar peças com os amigos e alugar bolsas de luxo, ao invés de comprar. 

No Brasil, o estilista Jefferson Kulig aposta na moda sem exageros. Ele diz que o guarda-roupa deve ter mais peças clássicas duráveis e menos espaço para tendências passageiras. 

O conceito Slow Fashion é bem parecido com a customização, sendo ela muito usada pelos adeptos do movimento, que propõe dar cara nova às roupas fora de moda ou “velhas”. A revista Geração Sustentável sugere uma dica de como reaproveitar sua calça jeans velha transformando-a num lindo shortinho. Confira o passo a passo. 



Você vai precisar de: 



Calça jeans velha, 

Tesoura, 

Cola para tecido, 

Pincel, 

Paetês (do jeito que preferir), 

Caneta para marcar. 



Como fazer 



Vista a calça e marque um pontinho com a caneta o tamanho que deseja que fique seu short, tire-o e dobre de lado para cortar. Antes de cortar, conte seis dedos e só corte abaixo dessa indicação (porque ao invés de costurar a barra, esta será dobrada até a altura indicada). Após cortar e dobrar, você pode passar a barra dobrada para ficar mais ajeitada e facilitar o próximo passo. Agora é só sinalizar com a caneta o local que quer colocar os paetês, uma sugestão é usar um dos lados do short e um dos bolsos de traz. Então coloque um pouco de cola num recipiente e use o pincel para colar os paetês. Pronto agora você tem um novo short lindo para arrasar onde quiser. 



Obs.: Se preferir em vez de dobrar a barra do short ou costurar, você pode desfiar dando um estilo mais despojado.





Matéria elaborada para a revista Geração Sustentável (editoria de Moda) proposta para o PIC 2012 do 4° semestre de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário