Cartas comerciais são um meio de comunicação escrita utilizada em ambientes comerciais, empresariais, escolares, entre outros. Elas podem ser enviadas como correspondências impressas, via correio, fax, ou e-mail. Com o advento da tecnologia e a frequente rapidez das informações, houve uma evolução no modo de produzi-las. Portanto, expressões que antigamente eram consideradas exemplos de uma carta comercial bem escrita, hoje, caiu em desuso, e no lugar delas ficou uma linguagem mais simplificada, que busca atender a todos com eficácia e clareza.
A estética moderna da boa redação considera que a linguagem usada nesses tipos de correspondências deve ser concisa, direta, agradável e facilitadora de leitura. Muitas são as situações em que precisamos escrever uma carta (a um cliente, instituição, empresa, órgão público). O que difere são os nossos objetivos, em cada uma dessas ocasiões.
As cartas, além de diversos destinos, também têm função variada, como a de informar, solicitar ou persuadir. Podem ser cartas de solicitação de algum material/ou serviços, oferta de algum produto da empresa, reclamação, cobrança de algum débito, enfim, situações que fazem parte do cotidiano empresarial.
Antes de escrever, tenha em mente as seguintes considerações: o que vai comunicar; a quem; como deve transmitir; que informações são relevantes. Evite usar termos arcaicos e redundantes, como: Venho através desta (através só deve ser usado quando significar atravessar alguma coisa); Venho por meio desta (se você vem, é claro que é por meio da carta); Tem a presente a finalidade de; Aproveitamos o ensejo, a oportunidade; Temos em nosso poder, ou Temos em mãos sua carta. Seja direto, se for solicitar algo então diga simplesmente “Solicito”; se for informar alguma coisa diga apenas “Informo”. Também não é necessário avisar que vai encerrar. Evite chavões típicos de fecho de cartas, tais como: Limitados ao exposto, encerramos; Sendo o que nos resta a oferecer para o momento; Sem mais, ou sem mais nada para o momento. Escreva apenas atenciosamente, obrigado (a) ou cordialmente.
Algumas cartas têm suas exceções quanto à escrita, por exemplo, as cartas oficiais, aquelas usadas nos órgãos do serviço público civil ou militar e as destinadas às autoridades do nosso país, como o presidente da republica, juiz, etc. Normalmente, essas usam uma linguagem rebuscada, pois se dirigem à membros de grande relevância nacional. Porém, no dia-a-dia, procure usar uma linguagem mais simples, que contenha as informações necessárias para o entendimento do receptor da mensagem.
Por Cássia Nascimento
As cartas, além de diversos destinos, também têm função variada, como a de informar, solicitar ou persuadir. Podem ser cartas de solicitação de algum material/ou serviços, oferta de algum produto da empresa, reclamação, cobrança de algum débito, enfim, situações que fazem parte do cotidiano empresarial.
Antes de escrever, tenha em mente as seguintes considerações: o que vai comunicar; a quem; como deve transmitir; que informações são relevantes. Evite usar termos arcaicos e redundantes, como: Venho através desta (através só deve ser usado quando significar atravessar alguma coisa); Venho por meio desta (se você vem, é claro que é por meio da carta); Tem a presente a finalidade de; Aproveitamos o ensejo, a oportunidade; Temos em nosso poder, ou Temos em mãos sua carta. Seja direto, se for solicitar algo então diga simplesmente “Solicito”; se for informar alguma coisa diga apenas “Informo”. Também não é necessário avisar que vai encerrar. Evite chavões típicos de fecho de cartas, tais como: Limitados ao exposto, encerramos; Sendo o que nos resta a oferecer para o momento; Sem mais, ou sem mais nada para o momento. Escreva apenas atenciosamente, obrigado (a) ou cordialmente.
Algumas cartas têm suas exceções quanto à escrita, por exemplo, as cartas oficiais, aquelas usadas nos órgãos do serviço público civil ou militar e as destinadas às autoridades do nosso país, como o presidente da republica, juiz, etc. Normalmente, essas usam uma linguagem rebuscada, pois se dirigem à membros de grande relevância nacional. Porém, no dia-a-dia, procure usar uma linguagem mais simples, que contenha as informações necessárias para o entendimento do receptor da mensagem.
Por Cássia Nascimento
diferencia entre atenciosamente e cordialmente no desfecho da carta comercial, etc
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