sábado, 12 de fevereiro de 2011

Cartas Comerciais

Cartas comerciais são um meio de comunicação escrita utilizada em ambientes comerciais, empresariais, escolares, entre outros. Elas podem ser enviadas como correspondências impressas, via correio, fax, ou e-mail. Com o advento da tecnologia e a frequente rapidez das informações, houve uma evolução no modo de produzi-las. Portanto, expressões que antigamente eram consideradas exemplos de uma carta comercial bem escrita, hoje, caiu em desuso, e no lugar delas ficou uma linguagem mais simplificada, que busca atender a todos com eficácia e clareza.


A estética moderna da boa redação considera que a linguagem usada nesses tipos de correspondências deve ser concisa, direta, agradável e facilitadora de leitura. Muitas são as situações em que precisamos escrever uma carta (a um cliente, instituição, empresa, órgão público). O que difere são os nossos objetivos, em cada uma dessas ocasiões.

As cartas, além de diversos destinos, também têm função variada, como a de informar, solicitar ou persuadir. Podem ser cartas de solicitação de algum material/ou serviços, oferta de algum produto da empresa, reclamação, cobrança de algum débito, enfim, situações que fazem parte do cotidiano empresarial.

Antes de escrever, tenha em mente as seguintes considerações: o que vai comunicar; a quem; como deve transmitir; que informações são relevantes. Evite usar termos arcaicos e redundantes, como: Venho através desta (através só deve ser usado quando significar atravessar alguma coisa); Venho por meio desta (se você vem, é claro que é por meio da carta); Tem a presente a finalidade de; Aproveitamos o ensejo, a oportunidade; Temos em nosso poder, ou Temos em mãos sua carta. Seja direto, se for solicitar algo então diga simplesmente “Solicito”; se for informar alguma coisa diga apenas “Informo”. Também não é necessário avisar que vai encerrar. Evite chavões típicos de fecho de cartas, tais como: Limitados ao exposto, encerramos; Sendo o que nos resta a oferecer para o momento; Sem mais, ou sem mais nada para o momento. Escreva apenas atenciosamente, obrigado (a) ou cordialmente.

Algumas cartas têm suas exceções quanto à escrita, por exemplo, as cartas oficiais, aquelas usadas nos órgãos do serviço público civil ou militar e as destinadas às autoridades do nosso país, como o presidente da republica, juiz, etc. Normalmente, essas usam uma linguagem rebuscada, pois se dirigem à membros de grande relevância nacional. Porém, no dia-a-dia, procure usar uma linguagem mais simples, que contenha as informações necessárias para o entendimento do receptor da mensagem.


Por Cássia Nascimento

Um comentário:

  1. diferencia entre atenciosamente e cordialmente no desfecho da carta comercial, etc

    ResponderExcluir