domingo, 6 de maio de 2012

Entrevista Poeta Melina Murano



Elaborar poesias não é uma tarefa para qualquer pessoa, requer muito suor, para alguns uma pitada de sofrimento ou alguma desilusão e o descobrimento da veia artística, o chamado “dom”. Foi assim que a professora de Língua Portuguesa, Melina Murano (28 anos), se descobriu como poeta. Melina que nasceu e reside em Diadema (SP) é professora da rede estadual de ensino na mesma cidade e leciona para alunos do Ensino Fundamental.

O gosto pela leitura e por poesia sempre fez parte da vida de Melina, porém ela não se arriscava a produzir nada.  Apesar do desejo reprimido, ela tinha medo de não saber expressar seus sentimentos e se limitava à apenas apreciar a beleza poética de seus autores prediletos. A coragem em enfrentar seus medos se deu após uma cirurgia no tornozelo, em que a professora teve que ficar em recuperação por aproximadamente um ano. Em casa e com vários sentimentos acumulados brotou a primeira poesia de Melina, daí ela não parou mais.

Suas poesias são introspectivas, refletindo o profundo da alma do “eu” lírico. Inspirada em poetas como Fernando Pessoa e Cecília Meireles, aos quais ela afirma: “são meu desequilíbrio, onde eu me perco para depois me achar”. Ao produzir uma poesia, Melina se inspira nos sentimentos, segundo a poeta “aqueles mais feios, que ninguém gosta, mas todo mundo tem”.


Melina Murano também se identifica com outros autores, como Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Florbela Espanca, Augusto dos Anjos, Cora Coralina, Cruz e Sousa, entre outros, e se considera uma boa leitora. Por enquanto, ela só escreve poemas, mas diz já possuir alguns rascunhos de crônicas, que pretende concluir em breve.
 


Escrevo a dor

Escrevo o que
O coração grita
E a boca cala.

Palavras feias
Não podem ser
Pronunciadas.

Coração maldito,
Sentimentos aflitos,
Pensamentos restritos
São o óbito
Do sonho mórbido.

Sucumbiu a alma
Como uma arma
E morreu na cama.

Não levantou para
Mais um dia.

(Melina Murano)

Por Cássia Nascimento




Para conhecer mais sobre o trabalho de Melina Murano, visitem seu blog http://melinamurano.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário